6 de julho de 2009

Próximo Passo: Respeito e Amor ao Próximo

Conforme combinado anteriormente, o segundo tema a ser discutido com os alunos da Oficina de Audiovisual do Projeto Vida Nova será, durante o mês de julho, o respeito, e a sua solução, o amor ao próximo. De certa maneira, este é a solução de todo o mal, então, em boa parte dos assuntos abordaremos o amor ao próximo. Afinal, colocando na prática, de forma bem simplória: se amar ao próximo, você não rouba, não mata, não cobiça alguma coisa do próximo etc.


Ao fim do mês passado, já inserimos o assunto com a participação do Franco Aleluia. De uma forma clara e direta, ele contou da importância do respeito para com todas as pessoas - "é fácil respeitar àqueles que nos respeitam", disse. "Precisamos é amar aos nossos inimigos", como Jesus mostrou. Com base num verso bíblico, falou que tudo aquilo que eu faço a alguém será feito, de volta, a mim. Foi uma "senhora aula". Pena que foram apenas seis alunos àquela aula.

Neste último sábado, voltamos a tocar no assunto. Desta vez, apontamos alguns exemplos do cotidiano para mostrar outras situações onde há a falta de respeito. Primeiramente, mostramos a cena inicial de "Sete Vidas", quando o personagem de Will Smith trata desrespeitosamente um atendente de uma empresa que vende carnes. (Spoiler: Se você não assistiu ao filme, pule para o próximo parágrafo) Quem assistiu sabe que, no final das contas, Smith apenas testava o cego interpretado por Woody Harrelson, a quem pretendia doar seus olhos.

O ponto que queríamos levantar, entretanto, além do desrespeito do reclamante, era o personagem do outro lado da linha que manteve a calma e o respeito ao cliente, mesmo tendo motivos para fazer o contrário.

Logo após o trecho do filme apresentado pelo Mauro Catanzaro, Thais Guin mostrou algumas imagens e colocou em discussão o quê nelas demonstrava a falta de respeito. A faixada de um prédio inteiro "grafitada", brigas de torcida, brigas de trânsito, o lixo na Baía de Guanabara, o esgoto entupido na favela, por causa do lixo. Fotos que apresentam a falta de respeito, também indiretamente; atitudes impensadas que prejudicam a alguém que nem conhecemos, falta de respeito com a natureza, o aproveitar da posição de "mais forte".

Próximo sábado, voltaremos ao tema. Desta vez, os oficineiros escreverão e, em seguida, colocarão em vídeo e fotografia situações que causaram ou sofreram falta de respeito.

Até a próxima!

6 comentários:

Toe_Jam disse...

Spoiler de 'Sete Vidas'... :o)

Fagner Franco disse...

Obrigado, Sam. Spoiler inserido.

Bia Bernardi disse...

Muito bom que esses temas sejam abordados nos dias de hoje. Muito se perdeu com a cultura do "Faça já!". Com era da tecnologia, tudo ficou muito direto, muito rápido e aí não temos tempo para respeito e amor ao próximo.

Vale a pena investir nesse assunto!
Boa sorte!!!

Fabi [lizatômica] disse...

é muito gratificante fazer parte dessa oficina. Participar dos sábado do Respeito foi algo impressionante, ouvir as opniões dos adolescentes sobre o assunto nos faz pensar muito... Esses adolescentes ainda são muito crus nesses valores que infelizmente foram se perdendo ao longo do tempo, mas sabemos que não é impossível a volta desses para as vidas de cada individua ali presente.

Lírio Amarelo disse...

Muito bom Fágner!! Só para lembrar mas na Meditação de Domingo dia 5, quando a Tia Karina ainda não chegara, abordei mais uma vez o tema respeito, amor ao próximo, não julgar os outros pela aparência,...pois a Meditação falava sobre reverência, encontrei muitas opiniões legais das crianças que ali estavam. Sou muito feliz por participar desta Oficina, onde se presa esses valores vamos dizer que perdidos hoje em dia.

Amanda Miná. disse...

Visitando blogs, o acaso me trouxe aqui! Já vi o filme e essa cena me deixou louuuca! Meu estômago revirou e sempre que sinto que estou perdendo a paciência, penso no Ezra, o personagem cego. Coisas boas acontecem pra quem merece!
Um abraço! Até mais!