23 de junho de 2008

Crianças no Cinema!

No sábado, foi-me informado que levaríamos as crianças mais "firmezas" da aula de teatro para assistir um filme e comer no McDonald's no domingo à tarde. Decidimos premiar os alunos da Oficina de Cinema que ao longo do semestre frequentaram as aulas complementares com seriedade, participação ativa e sem faltas. Jéssica, Franciele, duas Sabrinas e, para surpresa de todos, Ramiro foram os selecionados para o passeio no shopping.

A tarde de domingo era fria, cinzenta e os termômetros marcavam 14ºC. Para as crianças da oficina, entretanto, mais parecia uma tarde de sol. Às 14h em ponto lá estavam todos em frente à sede Projeto Vida Nova, produzidos e ansiosos. "Achei que vocês tinham esquecido da gente" diz Sabrina, 14, reclamando do meu atraso de 5 minutos.

Mauro e Fagner chegaram logo em seguida e, assim que decidimos que as meninas iriam em um carro e os meninos em outro, partimos em direção ao Shopping Market Place. A princípio senti-me um pouco receosa, insegura, temendo a falta de intimidade ou de interesse das meninas. No entanto, menos de 5 minutos depois, quando ainda nos encontrávamos na Estrada de Itapecerica, percebi que já estávamos conversando sobre nossa vida, nossos sonhos, frustrações, vontades e expectativas.

É interessante perceber como um mínimo de convivência, um pouco de conversa e algumas risadas abrem portas para vidas que antes pareciam inatingíveis. Durante o percurso até o shopping, as meninas me contaram sobre suas famílias, namorados, o que pensam do local onde vivem e o que querem pro futuro.

A chegada no shopping, o McDonalds, o filme (Incrível Hulk, por sinal bastante interessante) se transformaram em momentos tão divertidos que parecia, de fato, um passeio rotineiro com amigos meus. Esses aspectos, entretanto, foram ofuscados pelo sentimento prazeroso de desenvolver um relacionamento verdadeiro e de amizade com aqueles alunos. Este, desde o começo da oficina, foi nosso maior desejo e ver que a cada sábado estamos, pouco a pouco, fazendo parte da vida deles tem sido uma experiência bastante significativa.

Ainda há muito que conquistar e muitos para serem conquistados, porém, com a ajuda de Deus e esforços dos voluntários, estamos conseguindo fazer parte da vida desses jovens com realidades tão diferentes das nossas, para que nessa troca de experiência, possamos mudar a vida deles, assim eles mudam a nossa.

Um comentário:

Fagner Franco disse...

Realmente, foi um dia daqueles pra ficar na memória. Um simples gesto (caramba, McDonald's!!! o Hulk, tudo bem, era muito louco..hehe) recebido com tanta alegria. O filme, com uma empolgação, o rosto querendo disfarçar um sorriso sem muito sucesso. Foi incrível, incrível. Por mim, tinha uma dessa todo fim de semana.