28 de junho de 2008

28 de junho, o primeiro Roteiro e uma participação especial

Diferente do publicado aqui há algumas semanas, quando dissemos que faríamos uma campanha publicitária com direito à propaganda em vídeo, resolvemos, por problemas de logística e de cronograma, voltar para a idéia inicial: o curta-metragem. Não é preciso ser Fernando Meirelles para perceber que terminar o semestre numa Oficina de Cinema com algo “palpável” como um curta seria uma coisa boa para alunos, apresentando um resultado à curto prazo dos seus esforços na tela, para nós voluntários e, claro, para atuais/futuros patrocínios, mostrando o que a oficina fez até agora.

Escolhemos o penúltimo sábado de junho para o início da tarefa. Apesar das necessárias mudanças, o tema da campanha seria mantido. Como eu não tinha em mente um local fácil para alugar um curta, que serviria como exemplo, apelei para a Pixar. Assistimos apenas a dois curtas animados, “For the Birds” e “Knick Knack”, presentes nos DVDs de “Monstros S.A.” e “Procurando Nemo”, respectivamente.

Olhando por um lado, não foram realmente bons exemplos, afinal não tem diálogo algum e, óbvio, são animados. Claramente, isso não é necessariamente um problema. Já que, em contra partida, eles serviram para mostrar duas coisas importantes: características de personagens, com a ajuda dos sempre muito expressivos seres animados da Pixar, e o simplificador fato do curta ser apenas um longa curto (sic). Vale lembrar que os tópicos Personagem e História foram trabalhados durante todo o semestre, portanto, funcionando quase como uma prova de fim de semestre, precisávamos “aplicar” tal avaliação.

Passadas as animações, fomos para a prática. Dividimos a oficina em dois grupos e cada uma criou o esqueleto da história. A forma de quatro equipes usada durante o semestre teve de ser revista, já que as tarefas agora seriam muito especificamente divididas e sete pessoas por equipe poderiam não ser suficientes.

No último sábado (28), retomamos a atividade. O objetivo, agora, era detalhar e caracterizar ao máximo a história criada por eles, deixando ela pronta para o momento da filmagem. Era o primeiro passo na roteirização de uma história. Com a sala ainda dividida em duas equipes, usamos a primeira página do roteiro de “Cidade de Deus”, de Bráulio Mantovani, como exemplo. Daí, então, todos os alunos construíram juntos os primeiros roteiros da oficina.

Mas em um dos grupos, uma interessante surpresa chamava a atenção dos alunos da oficina: Karina Barum. A atriz que graciosamente atendeu nosso convite, não só compareceu, como participou da atividade do dia, colaborando com sua experiência no teatro, cinema e TV. Experiência esta contada ao fim do dia, com Karina falando um pouco mais sobre seu trabalho e sobre sua realista visão de sucesso.

A atriz não estava só, trouxe sua fofíssima filha que encantou o Projeto Vida Nova inteiro. Outras duas, não menos importantes, visitas estiveram lá: Silvinha, amiga da Fabiana Vaz e futura voluntária, e Aninha (quantos “inhas”) que veio com o grande Samuel. O nosso muitíssimo obrigado a todas vocês e, de coração, voltem sempre.

É inegável o surgimento de um saudável orgulho em nós voluntários. Cada detalhe, cada linha de história, cada nome de personagem, uma simples participação, tudo isso é motivo desse bem vindo sentimento. Difícil passar com simples palavras tantos momentos, desde os tensos aos de verdadeira alegria, passados ali. Quem diria a um ano atrás, quando munidos de apenas boa vontade, que chegaríamos tão longe. E olha que a Fotografia ainda nem começou...

2 comentários:

Fabi [lizatômica] disse...

Foi muito importante a visita da queridissima Karina em nossa Oficina, serviu para dar um gás na galerinha e mostrar que o nosso trabalho por eles tem sim um motivo...
Não vejo a hora de ter esse curta em mãos... Sei que a luta será grande, mas no final com toda certeza valerá a pena...
Espero que a Karina volte mais vezes juntamente com sua filhinha..
E a Silvinha, já é nossa...
Viva a Oficina de Cinema

abraços e beijos,
Fabi

Mauro Catanzaro disse...

Aquela filhinha dela realmente era muito lindinha!! Essa filmagem será um desafio, daqueles bem desafios mesmo rs...
beijos a todos..