27 de dezembro de 2007

10 Clássicos para Começar a Gostar de Clássicos - Parte 1


Muita gente sente calafrios só de ouvir as palavras mudo, preto e branco e clássicos, quando o assunto é cinema. Para a maioria das pessoas na faixa dos 20 e poucos anos, clássicos são os filmes de Spielberg nos anos 80 e os American Pie's da vida. P&B e mudo, só se a TV estiver com defeito. O único problema para acabar com esse preconceito é assistir os primeiros clássicos, depois disso o vício pelo mofo toma conta.


Com o intuito de propagar esse vício altamente benéfico, criei uma listinha de 10 super-clássicos que farão qualquer fã de besteirol americano, com alguns neurônios ainda vivos, passar a apreciar o cinema antigo.


Vou fazer por capítulos, dando um tempinho entre um e outro para que possam ser assistidos. Pense nisso como uma dose homeopática.


O primeiro passo para começar a gostar de clássicos é lembrar que o pastelão de Chaplin e as caras e bocas e frases de efeito de Bogart não podem ser considerados clichês e super batidos, já que foram eles quem inventaram o gênero. Limpe sua mente de tudo que foi visto nas Sessões da Tarde por aí.


O segundo passo é assitir o primeiro filme da lista.


1 - 12 Homens e 1 Sentença (12 Angry Men, 1957)

Dirigido pela lenda Sidney Lumet ("Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto", ainda inédito no Brasil) e estrelado por outra lenda: Henry Fonda ("Era Uma Vez No Oeste", "Vinhas da Ira"). O filme se passa quase inteiro em uma sala de jurí, onde 12 jurados discutem a condenação de um garoto acusado de esfaquear até a morte o próprio pai. A premissa parece ser cansativa, mas o filme torna-se a cada minuto mais e mais empolgante, levado pelas batalhas verbais travadas entre o jurado #8 (Fonda) e os demais jurados, com destaque para o #4, vivido por E.G. Marshall (Nixon).


Vale muito a 1 hora e meia à frente da TV, e deixa uma triste sensação de que já acabou, já que as discussões são absurdamente envolventes, com 12 personagens agindo cada qual com sua motivação.


Aposto que quem assistir irá gostar. Quem gostar e quiser mais, aguarde pela segunda parte deste "manual", com o segundo filme indicado.


Abaixo, o trailer do filme. Até!





Nenhum comentário: