10 de março de 2008

8 de março, segundo dia na OC

Pontualidade (dos alunos), participação especial, colagens e muita criatividade fizeram desse sábado o dia mais proveitoso na Oficina de Cinema do Vida Nova. Numa dinâmica apresentada pela Thais Guin e o Mauro Catanzaro, as crianças aprenderam um pouco mais sobre como criar uma história.

No lugar do falatório do primeiro dia, o casal colocou a criançada para trabalhar. Para facilitar o entendimento, os professores mostraram no início da aula a história de Sansão. O rapaz que tinha forças no cabelo e que se perdeu por causa da mulher traidora foi contada com colagens retiradas de antigas edições de "
Rolling Stone", "Veja", entre outras.

Explicada a tarefa, os alunos foram divididos em grupos de três. Foram entregues também, para cada grupo, as ferramentas necessárias para o exercício, cartolinas, tesouras e cola, além das revistas. Com várias publicações trazidas pelos voluntários, os alunos deveriam criar, colando em uma cartolina, histórias com início, meio e fim. Além disso, eles deveriam nomear cada personagem principal.

Cerca de 50 minutos foram necessários para todas as crianças entregarem a tarefa. E, diante de todos os colegas, os futuros roteiristas contaram suas histórias. Algumas muito criativas, por sinal. Outras, apenas boas, mas todas bem realizadas com um ânimo raramente visto entre eles. No final, dois grupos foram escolhidos pelos voluntários presentes para receber o prêmio trazido pela também voluntária Fabiana Oliveira.

Com essa dinâmica, foi possível notar um importante exercício, aliás muitos exercícios, que teremos que realizar de alguma forma com todos esses alunos: a vergonha de falar em público, a timidez.

2 comentários:

Mauro Catanzaro disse...

Pensa comigo, foi por uma ótima causa.. o que é uma Rolling Stone a menos perto da evolução da criatividade das crianças rs...
Além do que, preservamos a SET...rs..

abraço Faniguer´s..

Fagner Franco disse...

eu prefiro não comentar isso, Maurício!rs...arranjaremos um jeito de compensar esse pecado...you'll see!