20 de março de 2008

15 de março, terceiro dia na OC

Atuações surpreendentes e uma clara melhora em algumas deficiências verificadas em atividades anteriores, como a timidez em falar em público, marcaram o terceiro sábado da Oficina de Cinema do Projeto Vida Nova.

Aproveitando o ensejo do feriado de Páscoa na próxima semana, foi desenvolvida pelo Wesley Modro, uma atividade pela qual se pôde verificar um alto grau de entusiasmo entre os participantes, com um resultado muito satisfatório no que tange ao desenvolvimento das aptidões relacionadas com alguns aspectos fundamentais do cinema, como atuações, figurinos etc.

As crianças foram divididas em dois grupos de 11 pessoas, recebendo cada um dos grupos uma missão diferente. Um dos grupos, liderado por mim, Mauro, e pela Thais, ficou incumbido de encenar a história da páscoa descrita no Velho Testamento. Na primeira parte da Bíblia, Moisés, a mando de Deus, pediria ao Faraó a libertação de seu povo, que vinha sendo escravizado pelos egípcios. Vale ressaltar as impressionantes performances do pequeno Wellington como libertador de Israel, e do Victor, como o agora inimigo de Moisés.

O outro grupo, liderado pelo Wesley e Sthefanie, ficou responsável pela encenação da história da Páscoa adaptada à realidade do cotidiano das crianças. A intenção era fazer um paralelo entre a páscoa bíblica e a "páscoa" contemporânea. Na história, criada pelo Wesley, à semelhança de Moisés na Bíblia, o personagem Carlos deseja mudar de vida, sair da favela e buscar um lugar melhor para sua família. Impedido pelo traficante com quem havia crescido, ele consegue sua libertação com a ajuda de Deus.

Muito estimuladas pela promessa de uma boa premiação para quem levasse mais a sério e melhor interpretasse os papéis que lhes foram incumbidos, as crianças se demonstraram entusiasmadas, ajudando na confecção dos figurinos, nos "efeitos especiais" a serem utilizados no momento das 10 pragas, decorando suas falas, e superando a própria a timidez.

Após os ensaios, cada grupo apresentou sua respectiva peça perante o outro grupo e os voluntários, e o resultado foi melhor que o esperado, um raro silêncio na platéia, e muitos talentos revelados no momento das atuações.

A cada sábado temos tido a grande oportunidade de verificar as principais deficiências das crianças, na maioria dos casos relacionadas com a auto-estima ou algum tipo de revolta pelas difíceis condições sociais em que se encontram, sobre as quais estamos trabalhando, com a intenção de saná-las. Mas, acima de tudo, temos verificado diversas virtudes, talentos e muita vontade de serem pessoas melhores, melhora esta, sensível a cada encontro.

3 comentários:

Fagner Franco disse...

Pena que perdi esse dia. É fato que essas crianças vêm melhorado a cada novo dia. Que bom que esse sábado não foi diferente. Só quero ver onde arranjaremos tantos prêmios pra dar, já que todo dia os guris merecem mais.rs

Aê, Maurus, bem-vindo! ;)
Nice begining!

Toe_Jam disse...

Quando hesitamos em sonhar alto elas nos mostram o quão grande isso pode ser!

Fabi [lizatômica] disse...

É, essas crianças são surpreendentes...
Parabéns garotos por essa Oficna...
Que Deus possa estar com toda equipe e com as crianças a cada dia...
Aeeee Maurooo, tomou gostinho pela coisa
Iurrullllllllllllllll

Sobre prêmios, vou dar uma arranjada em alguns
Beijocas
Fabi