14 de janeiro de 2008

Ganhadores do Globo de Ouro 2008

Sem glamour ou longos vestidos, nem limusines ou qualquer outro motivo para estampar as revistas de fofoca de todo o mundo, o Globo de Ouro anunciou na noite passada os seus ganhadores. O motivo da mudança todos já devem saber: a greve dos roteiristas de Hollywood (especificamente, a WGA, principal associação de roteiristas de Los Angeles). Com o anúncio do boicote dos atores, com o objetivo de apoiar ainda mais a greve dos escritores, a Associação de Críticos Estrangeiros de L.A. foi obrigada a anunciar o cancelamento da sua cerimônia de premiação. Assim, os vencedores foram anunciados numa coletiva de imprensa realizada em um Hotel de Beverly Hills.

O drama "Desejo e Reparação" que estava com 7 indicações, ficou apenas com dois, mas dentre eles, o principal, Melhor Filme Drama. Além de levar também a estatueta de Melhor Trilha Sonora. "Sweeney Todd" de Tim Burton ganhou também dois importantes prêmios. São eles Melhor Ator Musical ou Comédia para Johnny Depp e Melhor Filme Musical ou Comédia. Como era de se esperar, Daniel Day-Lewis, protagonista do drama "Sangue Negro" de Paul Thomas Anderson ("Magnólia") assistiu de casa, assim como os outros concorrentes, o Globo de Ouro anunciar sua vitória como Melhor Ator em filme dramático.

A surpresa maior da "não-festa" foi o prêmio de Melhor Diretor. Dentre tantos importantes cineastas, como os irmãos Coen, Ridley Scott e Tim Burton, a estatueta foi parar nas mãos do responsável por "O Escafandro e a Borboleta", o americano Julian Schnabel. O longa francês também levou o de Melhor Filme Estrangeiro, mas isso já era previsto.

Segue abaixo a lista completa de vencedores do Globo de Ouro 2008 (Cinema)


Melhor Filme Drama
"Desejo e Reparação" (Atonement, 2007)

Melhor Filme Musical ou Comédia
"Sweeney Todd"

Melhor Ator Drama
Daniel Day-Lewis por "Sangue Netro" (There Will Be Blood)

Melhor Atriz Drama
Julie Christie por "Longe Dela" (Away from Her)

Melhor Ator Musical ou Comédia
Johnny Depp por "Sweeney Todd"

Melhor Atriz Musical ou Comédia
Marion Cotillard por Piaf, Um Hino ao Amor

Melhor Ator Coadjuvante
Javier Bardem por "Onde Os Fracos Não têm Vez" (No Country for Old Men)

Melhor Atriz Coadjuvante
Cate Blanchett por "I'm Not There"

Melhor Diretor
Julian Schnabel por "O Escafandro e a Borboleta"

Melhor Roteiro
"Onde Os Fracos Não tem Vez" (No Country for Old Men)

Melhor canção
"Guaranteed", de "Into the Wild"

Melhor Trilha Sonora
"Desejo e Reparação"

Melhor Animação
"Ratatouille"

Melhor Filme Estrangeiro
"O Escafandro e a Borboleta"

Um comentário:

Diego disse...

Eu fiquei particularmente feliz com os vencedores. "Desejo e Reparação" mereceu muito, e também fiquei feliz com "Sweeney Todd".
Agora vamos ver no Oscar como que esses filmes vão se sair! ; )
Abraçooo Fagner!