16 de janeiro de 2008

"O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" ainda na corrida pelo Oscar

Se destacando numa lista com mais de 60 filmes, "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" ainda está na corrida por uma indicação no Oscar 2008. Esse foi o anúncio dado pela imprensa americana nessa última terça-feira. O longa de Cao Hamburger está entre os 9 candidatos a uma vaga pelo prêmio de Melhor Filme Estrangeiro.

Concorrem junto com o longa brasileiro os filmes "The Counterfeiters" (Áustria), "Days of Darkness" (Canadá), "Beaufort" (Israel); "The Unknown" (Itália); "Mongol" (Cazaquistão), "Katyn" (Polônia); "12" (Rússia) e "The Trap" (Sérvia).


Capitão Nascimento X Mauro

O fato do filme ter saído vencedor na corrida por uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro no lugar de "Tropa de Elite" já gerou muita polêmica no fim do ano passado, quando o anúncio foi dado pela imprensa brasileira. Num post lá no Multiply, mostrei minha opinião sobre tal indicação. Para quem não sabe, é uma comissão composta, entre outros, pelo xarope (ótimo cinéfilo, péssimo crítico e tosco cineasta) Rubens Ewald Filho, que decide qual filme irá concorrer a uma vaga no Prêmio da Academia.

Deixando alguns indignados, sou obrigado a concordar plenamente com a decisão - apesar de haver outras fitas melhores que o drama de Hamburger. Mas se compararmos a "Tropa de Elite", o emocionante e belo drama do menino Mauro fanático por futebol em meio a ditadura militar faz o capitão Nascimento pedir pra sair (com o perdão do jargão mais chato dos últimos anos). E mesmo comparado a outras melhores películas, como "O Cheiro do Ralo", "Cão Sem Dono" e "Céu de Suely", faz sentido a escolha do longa de Hamburger pelo fato (não único) de o tema ser mais atrativo aos americanos e, consequentemente, ao mundo. Repito, fato não único, já que o filme é excelente em inúmeros aspectos. Desde a sensível direção a ingenuidade do protagonista. Gostaria de, antes de prosseguir com assunto, deixar clara a minha admiração pelo corajoso filme de ação de Jose Padilha sobre o grupo de operações faca-na-caveira. Só acho que ele está longe de ser o melhor do Brasil em 2007.

Surpresas

Curiosamente, importantes longas ficaram de fora dos 9. Isso, claro, é bom para Hamburger, bom para o Brasil. Entre eles, o francês "O Escafandro e a Borboleta", premiado com dois Globos de Ouro (Filme Estrangeiro e Diretor) e indicado ao BAFTA (o Oscar inglês) também em duas categorias, Filme de Língua não-inglesa e Roteiro Adaptado. A animação "Persepolis", que apareceu em diversas listas de melhores do ano também não está. "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias", vencedor em Cannes finaliza a lista de importantes e duvidosas ausências.

Segundo o site da Variety, 30 votantes, entre críticos de Hollywood e Nova York e outros críticos apontados pelos membros aleatoriamente, irão escolher os últimos cinco finalistas candidatos. A lista oficial com os indicados ao Prêmio da Academia sairá no próximo dia 22. Com a cerimônia acontecendo no dia 24 de fevereiro. Isso, se não for cancelada, como aconteceu com o "primo mais pobre" Globo de Ouro.

Nenhum comentário: