4 de janeiro de 2008

Um Pouquinho de História


Os Dois primeiros vídeos abaixo podem paracer bem toscos, à primeira vista. Mas estão longe disso. São, simplesmente, os primeiros vídeos da história, datados do ano de 1888, filmados pelo príncipe francês Louis Aimé Augustin (foto). Os dois vídeos possuem duração de 2 segundos. o primeiro chama-se "Roundhay Garden Scene", que mostra a familia do principe dançando no jardim de casa. O segundo, "Traffic Crossing Leeds Bridge", mostra um pouco do transito londrino. Os dois filmes foram feitos em Londres.

Também como curiosidade, a primeira projeção cinematográfica (vulgo pegar um cineminha) foi feita na França, pelos irmãos Lumière, com o filme "L'Arrivée d'un Train à La Ciotat", em 28 de Dezembro de 1895.


O primeiro longa-metragem foi um filme australiano chamado "The Story of the Kelly Gang", de 1906, dirigido por Charles Tait. A película conta a história do bandido australiano Ned Kelly, mais tarde (em 2003) vivido por Heath Ledger.

A primeira super-produção foi "Cabiria", épico italiano de Giovanni Pastrone, filmado em 1914.

O primeiro grande sucesso americano é "The Birth Of A Nation", do lendário D.W. Griffith. O filme gerou grande polêmica ao fazer apologia ao surgimento da Ku Klux Klan. Pode ser baixado gratuitamente no ótimo site Archive.Org. Acesse AQUI.

Em 1927, "The Jazz Singer", da Warner Bros, tornaria-se o primeiro filme com som da história. Em 1929, veio o primeiro filme com som das falas sincronizadas às imagens. Era "Blackmail", um dos primeiros filmes daquele que se tornaria um mito; Alfred Hitchcock.

O primeiro filme colorido foi o hollywoodiano "Cupid Angling", de 1918.

No Brasil, o primeiro registro de filmagens remonta ao ano de 1898, quando Afonso Segreto fez algumas cenas na Baia de Guanabara, no Rio de Janeiro. O primeiro filme chamou-se "Os Estranguladores", rodado em 1908, baseado num crime que chocou a sociedade carioca.

Abaixo alguns vídeos interessantes:

"Roundhay Garden Scene", de Luis Aimé Augustin, 1888.


"Traffic Crossing Leeds Bridge", de Luis Aimé Augustin, 1888.


"L'Arrivée d'un train à La Ciotat", dos irmãos Lumière, 1895.

Nenhum comentário: