6 de janeiro de 2008

Oscar 2008 (Os Possíveis Candidatos)

Desde o fim do ano passado, os críticos de cinema e a mídia especializada já estão com a atenção voltada para a mais famosa e importante estatueta do mundo do entretenimento: O Oscar. O Prêmio da Academia é um dos eventos mais assistidos na televisão mundial. Para se ter uma idéia, se tratando de audiência, a premiação está no nível das Copas e das Olimpíadas, outros grandes vencedores na telinha. Há duas semanas, foi divulgado que os envelopes contendo os indicados já haviam sido entregues pelos membros da Academia. Ou seja, a essa altura, só resta mesmo aguardar e, é claro, especular.

O Globo de Ouro, considerado a maior prévia do Oscar, já teve seus indicados anunciados. O anúncio foi feito no dia 14 de dezembro por Quentin Tarantino, num hotel de Beverly Hills. A 65ª cerimônia do segundo maior prêmio do cinema não teve nenhuma grande surpresa, mas pelos indicados, já se percebe a quase ausência de favoritos. Apesar do drama "Desejo e Reparação" estar com o maior número de indicações, sete ao todo, ele não pode ser considerado exatamente um favorito. O épico até chamou a atenção da crítica americana, mas não passou disso. O drama político de Mike Nichols (diretor de "Closer") "Jogos do Poder", que aparece em segundo, com cinco indicações, não deverá nem aparecer na categoria principal do Oscar.

Curiosamente, duas importantes fitas que vêm abocanhando praticamente todos os prêmios da crítica dos Estados Unidos não receberam o número esperado de indicações da Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood. "Onde os Fracos Não têm Vez" dos irmãos Coen e "Sangue Negro" de Paul Thomas Anderson (responsável por "Magnólia") saíram, respectivamente, com quatro e duas chances de prêmio. Apesar do baixo número, é quase certa a presença dos dois filmes na noite do dia 24 de fevereiro, quando será realizada a 80ª cerimônia da Academia de 2008.

Representando os filmes "menos sérios", vem o fruto da nova reunião de Tim Burton e o astro Johnny Depp, o musical "Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet". Com quatro indicações ao Globo de Ouro, não será surpresa se a película aparecer entre os cinco indicados. A comédia "Juno" pode ser a nova "Pequena Miss Sunshine" - o azarão que chegou ano passado como um simples figurante e acabou saindo com o prêmio de Melhor Roteiro Original, além de Melhor Ator Coadjuvante (para Alan Arkin). A história de Juno, a menina que precisa lidar com as dificuldades de uma gravidez não planejada dirigida por Jason Reitman, ("Obrigado por Fumar") saiu em boa parte das listas de melhores de 2007.

"O Gângster" de Ridley Scott vem recebendo ótimas críticas. E a união com Russell Crowe e Scott ("Gladiador") costuma render estatuetas. Soma-se aí a presença de Denzel Washington ("Chamas da Vingança") e podemos dizer que é grande a chance da dupla voltar a brilhar no Oscar. Falando em Crowe, o western "Os Indomáveis", onde contracena com Christian Bale ("Batman Begins"), apesar da ausência no Globo de Ouro, pode também aparecer na lista.

Correndo por fora, temos "Senhores do Crime" de David Cronenberg. Mas o diretor costuma ser ignorado pela Academia. Vide "Marcas da Violência" que, em 2006, ficou fora das principais indicações. O excelente suspense "Zodíaco" de David Fincher ("Clube da Luta"), outro esnobado pelo Oscar, estreou no começo do ano passado, então acabou perdendo força, já que os membros da Academia costumam esquecer dos filmes lançados na primeira parte do ano.


"O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford" que antes de estrear era presença quase certa, viu suas chances diminuídas com a recepção fria de boa parte da crítica e público após o lançamento. "The Savages", "Na Natureza Selvagem" de Sean Penn e "Conduta de Risco" se juntam a "Senhores do Crime" na lista dos possíveis candidatos, mas com poucas chances.

A lista oficial de indicados será divulgada no dia 22 de Janeiro, pouco após a premiação do Globo de Ouro, mas vale aqui arriscar os prováveis candidatos nas categorias principais. Alguns, não por ter visto, mas pelo simples prazer de especular. Baseado não só na qualidade dos filmes, diretores e atores, mas também nos prêmios dos críticos de Los Angeles, Nova York e outros lugares do mundo, inclusive a revista TIME.

Melhor Filme
"Onde os Fracos Não Têm Vez"
"Sangue Negro"
"Desejo e Reparação"
"O Gângster"
"Lust, Caution"

Melhor Diretor
Paul Thomas Anderson ("Sangue Negro")
Irmãos Coen ("Onde os Fracos Não Têm Vez")
David Cronenberg ("Senhores do Crime")
Ridley Scott ("O Gângster")
Tim Burton ("Sweeney Todd")

Melhor Ator
Philip Seymour Hoffman ("The Savages")
George Clooney ("Conduta de Risco")
Daniel Day-Lewis ("There Will Be Blood")
Ryan Gosling ("Lars and the Real Girl")
Russell Crowe ("Os Indomáveis" ou "O Gângster")

Melhor Atriz
Julie Christie ("Longe Dela")
Keira Knightley ("Desejo e Reparação")
Cate Blanchett ("Elizabeth: A Era de Ouro")
Helena Bonham Carter ("Sweeney Todd")
Marion Cotillard ("Piaf, Um Hino ao Amor")

5 comentários:

Chico Buarque disse...

Olha, pra você eu posso contar.
A despeito de, muitas vezes, o Oscar premiar coisas legais, me parece uma das mais demagógicas festas do cinema.
Eu, particularmente, prefiro os prêmios menos "extravagantes", se é que você me entende.

Mas, de qualquer forma, seus indicados estão anotados, e depois da indicação oficial eu volto pra conferir quantas você acertou... ;)

Bjo

Diego disse...

Eu tinha pensado em fazer uma listinha assim também, mas fica difícil supor, já que nem vi a maioria dos filmes. Odeio esse atraso imenso das estréias no Brasil..de qualquer forma, acho que você está certo em várias indicações.. Ainda acho que Sweeney Todd pode entrar como Melhor Filme.. vamos ver! ;)
Abraço, Fagner!

Fagner Franco disse...

Então, Diego, eu também pensei em esperar assistir a maioria, mas acabei achando interessante a idéia de usar apenas o chutômetro, a experiência das cerimônias anteriores e aqueles prêmios da crítica americana. Mas com certeza ao assistir, pelo menos, a maioria dos filmes, posso voltar com outra cabeça. Até porque nem cabeça eu usei, já que baseei em outras listas. E eu também estou aguardando Sweeney Todd, com certeza vai ser animal.
Valews!!!

Anônimo disse...

Sei lá, mas parece que os tiozinhos da academia gostam de surpreender a gente com premiações inesperadas.. como se fossem as reviravoltas de finais de filmes, sempre surpreendendo os espectadores.

Fagner Franco disse...

Pois é, Seph...veja "Crash" em 2006, quando o mundo todo já dava como certo o prêmio para "Brokeback Mountain"...isso pra citar um caso. Um absurdo pra mim, alguns podem não concordar, mas foi sinistro. Tom Hanks perder para Roberto "pulador de cadeiras em pleno Oscar" Benigni. Benigni é ótimo, mas ganhar de Hanks (na época, concorrendo por "O Resgate do Soldado Ryan")...já é demais. Outra recente cagada, se tratando da parte das indicações, foi a ausência de Jack Nicholson (pelo papel coadjuvante em "Os Infiltrados") e do excelente "Filhos da Esperança" nas categorias principais. Surpresinhas dessas eu não quero...rs