27 de janeiro de 2008

Melhor Curta de Animação!

Sim! Haverá arte na noite em que poderemos ver "Norbit" levando uma estatueta do tio Oscar pra casa. Falo dos filmes que concorrem ao Oscar de Melhor Curta de Animação.

Tive a oportunidade de assistir à 4 dos 5 concorrentes. É até difícil falar sobre eles. São obras de arte, feitos de forma realmente artesanal, com o perdão da redundância.

Temos filme feito a partir de pinturas a óleo em telas de vidro e feitas com o dedo indicador do diretor Aleksandr Petrov, que soma a quarta indicação na categoria e já ostenta uma estatueta na estante de casa pelo vencedor de 2000, "The Old Man and the Sea". Trata-se do russo "Moya Lyubov", que em português chamaria-se "Meu Amor" e que fala do amor em tempos de guerra.

Assista o filme AQUI.

Tem também filme cujos personagens são bonecos animados. "Peter & The Wolf", que, se tudo der certo (rs), será chamado por aqui de "Pedro & O Lobo". É baseado na famosa obra do compositor ucraniano Sergei Prokofiev, onde um garoto trava uma batalha com um lobo que cerca seu quintal.

Ai vai um gostinho do curta.




O Terceiro concorrente é francês, feito de massinha. A história é sensacional, cheia de ironia e ainda provoca uma incontrolável vontade de falar um palavrão no final, qualquer um de sua escolha. A melhor história dentre os concorrentes, mas, infelizmente, o que tem a menor chance de ganhar o prêmio. Ah! já ia esquecendo; o filme chama-se "Même Les Pigeons Vont Au Paradis", que em português fica "Mesmo os Pombos Vão Para O Paraíso".

Assista abaixo, na integra! Legendas em inglês.




O Quarto filme também me impressionou muito pelo material usado para os personagens; papel maché! Sem esquecer também dos olhos! Parecem muito olhos humanos, que conferem uma expressão única, principalmente à estranha "Madame Tutli-Putli", protagonista/título da história, que, aliás, é bastante esquisita!

Assista o trailer do curta francês abaixo.




O quinto filme, "I Met The Walrus", não tive a chance de assistir, mas me parece ser o mais fraco dos 5. Porém, corre o muito o risco de levar a estatueta, pela pegada do filme. Quando John Lennon visitou o Canadá, um garoto entrou no seu quarto de hotel munido de um gravador e entrevistou o ex-beatle, perguntando coisas sobre paz mundial, política e o incômodo que Lennon causava onde passava. O curta usa esse áudio original e vai fazendo uma animação baseada nas palavras do Sr. Yoko Ono, meio no estilo clip musical.

O trailer explica melhor.





É isso, vou torcer para que vença "Peter & The Wolf", já que apostei nele antes (rs). "Même Les Pigeons..." merece pela história, "Moya Lyubov" e "Madame Tutli-Putli" pela arte e "I Met The Walrus" não merece mas tem grandes chances. A briga vai ser boa! pelo menos uma...

Nenhum comentário: